O Consórcio Público União da Serra Geral, recebeu nesta sexta-feira (27/03) a visita de Cristina Trarbach, técnica do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) para reunião de avaliação do Projeto Cisternas de Placas, que está sendo executado pelo Consórcio União Geral.

A pauta da reunião vai contou com a participação do Presidente do Consórcio, Helio Pinheiro, do Superintendente, Horácio Cristo, das equipes de Coordenadores e Técnicos, juntamente com a técnica do MDS Cristina Trarbach. O Projeto Cisternas de Placas, executado pelo Consórcio União da Serra Geral, está beneficiando milhares de famílias, através da implantação de tecnologias de armazenamento de água, em vários municípios.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN, desde 2003, financia a construção de cisternas de placas de cimento, principalmente na região do Semiárido brasileiro. Trata-se de uma tecnologia simples e de baixo custo, na qual a água da chuva é captada do telhado por meio de calhas e armazenada em um reservatório de 16 mil litros, capaz de garantir água para atender uma família de cinco pessoas em um período de estiagem de aproximadamente oito meses.

O MDS fomenta também, desde 2007, a ampliação das condições de acesso à água para a produção de alimentos e, consequentemente, para a inclusão produtiva das famílias rurais de baixa renda residentes na região do Semiárido, que não possuem meios disponíveis para a captação e o armazenamento de água para a estruturação da produção de alimentos e a criação de animais.