A Fundação Vale do Gorutuba, (Funvale), em de Nova Porteirinha, Norte de Minas, recebeu nesta manhã de quarta-feira (29/07), pedreiros, técnicos, instrutores e coordenadores do Projeto Cisternas de Placas, para uma oficina de capacitação para pedreiros. Os coordenadores e técnicos, repassaram aos profissionais da construção, conceitos para elaborar e construir as cisternas dentro dos padrões de qualidade exigidas no projeto.

Os pedreiros aprenderam conceitos sobre a preservação de meio ambiente, agroecologia, técnicas de preservação de matéria prima e conceitos de como conviver com a seca no semiárido e o fortalecimento da gestão comunitária do projeto. O prefeito de Nova Porteirinha, Raul Alves, falou sobre a estiagem que castiga a terra no seu município como também, na maior parte do Norte de Minas. ”precisamos unir forças para convivermos melhor com a seca, procurando criar opções para melhorarmos a qualidade de vida do povo”, disse Raul. Já para o secretário de Agricultura, João Ronaldo, a água é a maior fonte de vida do sertanejo, e as cisternas é a melhor maneira das famílias captarem e armazenarem água da chuva, para sobreviverem durante a estiagem.

O evento foi coordenado pelo Consórcio União da Serra Geral, Funvale, Prefeitura de Nova Porteirinha, elegeram uma comissão, composta por seis membros da sociedade civil, que fiscalizará o bom andamento das construções das cisternas. Participaram do evento, o Prefeito de Nova Porteirinha, João Alves, o Secretário de Agricultura, João Ronaldo, o Superintendente Geral do Consórcio, Horácio Cristo, o representante da Funvale (Fundação Vale do Gorutuba), Marcos Antônio, Técnicos e Coordenadores.