O II congresso Internacional Universitário “Vidas Áridas”, realizado de 05 a 07 de novembro, de 2015, foi realizado no Parque de Exposições de Montes Claros, MG, deve como objetivo, levar a cerca de 3000 congressistas, todas as ações relacionadas à Crise Hídrica, Gestão de Recursos hídricos, Fomento, custeio, receitas e destinação de recursos, Saneamento e Saúde, Atividade mineraria, indústria e energia, Questão hídrica, Agricultura, pecuária e piscicultura.

As palestras foram ministradas pelos mestres, Amaury Tilmant, pós-graduado e especializado nos domínios da água e do meio ambiente, na ETH na Suíça, Apolo Heringer Lisboa, Doutor em Educação pela FAE/UFMG, área de Conhecimento e Inclusão Social e Guilherme Fernandes Marques, Doutor em Engenharia de Recursos Hídricos pela University of California at Davis e Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O Consórcio União da Serra Geral, montou um estande, onde foram recebidos, doutores, mestres e palestrantes para discussões temáticas relacionadas ao Projeto Cisternas de Placas.

Estiveram presentes ao evento, o Superintendente do Consórcio União da Serra Geral, Horácio Cristo, os técnicos, Ananias e Rose e representando a Funvale ( Fundação Vale do Gorutuba) Marco Antonio de Souza. A organização do congresso, contou com a participação do Prof. Antonio Carlos Moreira, do Prof. Joaquim Carlos Rodrigues, e dos Jornalistas da InterTV(Globo), Délio Pinheiro, Geraldo Humberto e João Edwar Araujo.

Programação:

Dia 05/11/2015 – PARQUE DE EXPOSIÇÕES
16:00 – Credenciamento
19:00 – 20:00 – Palestra do PhD Guilherme Fernandes Marques (UFRGS)
20:00 – 21:00 – Palestra do PhD Amaury Tilmant (Canadá)

Dia 06/11/2015
16h – Visitação stands e mostra vidas áridas
17:00 – Fala presid. da OVIVE – Sóter Magno Carmo
18:00 – 19:00 – PhD Apolo Heringer Lisboa (UFMG)
19:00 – 20:00 – Palestra Vidas Áridas

Dia 07/11/2015 (8:00 às 11:30)
Parque de Exposições e Faculdades