Prefeitos, representantes do governo do estado, deputados estaduais , federais, e secretários de saúde, prestigiaram na manhã deste sábado, 11/02, a abertura do “Primeiro Fórum Territorial de Saúde”, presidido pelo prefeito, Juracy Fagundes, na cidade de Nova Porteirinha, Norte de Minas. O encontro que uniu os dois Consórcios, União da Serra Geral e União Geral, serviu para que prefeitos, secretários de saúde e parlamentares, buscassem soluções para a crise que vive a saúde no Norte de Minas.

Comentário unânime entre os prefeitos, a crise na saúde está comprometendo o atendimento básico nos municípios, com os hospitais municipais sucateados, ambulâncias sem condições de tráfego, ônibus de transporte de pacientes, sem as mínimas condições de uso, sem ambulatórios e falta de remédios nas farmácias básicas, os prefeitos formaram um levante de vozes, “deputados socorro, a saúde faliu”.

Segundo o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, o repasse de verbas para atendimento aos municípios, através do Governo de Minas, está sendo pago integralmente e em dia, destaca Francisco Figueiredo, da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS). No evento, os secretários de saúde, aproveitaram a pauta para fazer um simpósio de saúde, onde a troca de conhecimentos foi o alvo do evento. No fim do encontro, prefeitos e secretários de saúde, solicitaram aos deputados que concedessem emendas diretamente aos municípios, onde os gestores possam aplica-las onde terão mais custos benefícios para a população.

Estiveram no “Primeiro Fórum Territorial de Saúde”, os prefeitos de Catuti, Espinosa, Jaíba, Janaúba, Manga, Mato Verde, Nova Porteirinha, Matias Cardoso, Monte Azul, Pai Pedro, Serranópolis de Minas e Verdelândia. Presentes além do deputado Federal, Rodrigo de Castro, os estaduais, Gil Pereira, Carlos Pimenta, Tadeuzinho, Paulo Guedes e o superintendente do Consórcio União da Serra Geral, Horácio Cristo.

Prefeitos, secretários de saúde e parlamentares, sentaram à mesa, na busca de soluções para a crise na saúde.