Com o auditório do Gorutuba Park Hotel lotado de Líderes Comunitários, representantes dos poderes, Executivo, Legislativo e Federal, o Consórcio Intermunicipal União da Serra Geral, fez o lançamento nesta segunda-feira (26/01) em Janaúba, Norte de Minas, a segunda etapa do Programa Cisternas. O programa tem como objetivo colocar a disposição das comunidades com baixa renda do semiárido, meios para a captação e armazenamento de água para a estruturação das famílias durante a seca. A primeira etapa do programa, já beneficiou mais de 3350 famílias, com a construção de cisternas de 16 mil litros, atendendo moradias com até cinco pessoas.

Carlos Cleber, do MDS, lembrou que o Programa tem como público alvo as famílias rurais de baixa renda localizadas no Semiárido brasileiro, região historicamente caracterizada por longos períodos de estiagem e pelas enormes dificuldades para acessar água em quantidade e qualidade suficiente. Cleber enalteceu o excelente trabalho que o Consórcio União da Serra Geral, vem desempenhando a frente do Programa Cisternas e disse que o foco do Ministério é investir nos Consórcios, onde já disponibilizamos recursos na ordem de 150 milhões.

Já o Presidente do Consórcio e Prefeito de Catuti, Hélio Pinheiro, destacou a importância da parceria entre o União Geral e o MDS, onde além do profissionalismo da equipe do Ministério, a competência é uma premissa nas ações para disponibilizar recursos para programas sociais de extrema importância para o Norte de Minas.