Mais uma vez os Consórcios Intermunicipais, UNIÃO DA SERRA GERAL e UNIÃOGERAL realizaram assembléia geral e convocaram os prefeitos filiados. Desta feita a reunião se deu na tarde da última segunda-feira, dia 20, no auditório da Superintendência Regional de Ensino de Janaúba, gentilmente cedida para tal.

O presidente Juracy Fagundes Jácome abriu os trabalhos cumprimentando e agradecendo a todos os presentes pelo comparecimento e fez breves comentários sobre a pauta da assembleia. Justificou que apesar ter sido feriado em grande parte dos municípios da região foi necessário manter a convocação e realizar a assembleia naquela data

Na oportunidade, diversos assuntos de interesse dos dois Consórcios foram levados a efeito, como a comunicação oficial da mudança de endereço, uma vez que, a partir desta nova gestão do atual presidente, Juracy Fagundes Jácome, prefeito de Nova Porteirinha, os dois Consórcios passaram a funcionar em um único local, situado à Rua José Teotônio, 704, bairro Esplanada, como forma de otimizar os serviços prestados e diminuir custos operacionais.

A renegociação para implantação da 2ª etapa do projeto Feiras Agroecológicas foi outro tema colocado, o que agradou os prefeitos e representantes presentes, uma vez que existe a possibilidade de aquisição de pelo menos mais 8 barracas por municípios.

Este projeto tem, segundo os próprios prefeitos filiados, agradado as comunidades e, principalmente os feirantes que puderam ter mais conforto e qualidade na apresentação e comercialização de seus produtos, aumentando suas rendas.

Outro assunto em discussão foi a parceria com o Governo Federal para implantação do projeto Inspeção Sanitária/SUASA. Para tanto esteve presente Marcelo Martins, Subsecretário do Desenvolvimento Agrário, da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário – SEAD, do Governo Federal que colocou a importância do projeto para a região, destacando ser relevante a participação do Consórcio UNIÃO DA SERRA GERAL neste contexto, visando a implantação do mesmo.

Narrou algumas parcerias em outras regiões já em prática e com resultados exitosos. Segundo ele, o Consórcio UNIÃO DA SERRA GERAL efetivando o escritório para abrigar os profissionais responsáveis, eliminaria a necessidade de que cada município o fizesse. E, num primeiro momento poderia interligar a região com o fornecimento da documentação necessária para a comercialização e consumo dos produtos aqui produzidos. Salientou que este seria um primeiro passo, pois, a partir daí um cenário maior se abriria com a possibilidade de autorização de comercialização a nível estadual e depois nacional.

Ficou clara a possibilidade de parceria para implantação do sistema consorciado de Inspeção sanitária da agroindústria familiar com objetivo de adesão ao Sistema Unificada de Atenção a Sanidade Animal – SUASA. Marcelo Martins falou, ainda, sobre as políticas públicas da SEAD e comentou sobre o Projeto das Feiras Agroecológicas elogiando o Consórcio pela execução, destacando a importância de fortalecer o processo de comercialização dos agricultores familiares.

O projeto de implantação do escritório regional de inspeção sanitária do Consórcio está entre os projetos selecionados pela SEAD, mas como os demais está aguardando liberação de recursos. Informou que não há recursos para atender todos os projetos selecionados, mas se comprometeu a dar apoio técnico para a implantação da inspeção sanitária na região.

Alguns prefeitos, a exemplo de Carlos Isaildon Mendes, de Janaúba pediram agilidade nesta implantação, dizendo que o seu município, inclusive já está em vias de implantar um escritório local para este fim. Da mesma forma o prefeito de Catuti, José Barbosa Filho, Zinga, disse estar com pressa na implantação deste escritório de Inspeção Sanitária pelo Consórcio UNIÃO DA SERRA GERAL.

Para que os filiados, bem como a diretoria do Consórcio UNIÃO DA SERRA GERAL possam conhecer melhor como funciona escritório similar, seus benefícios aos municípios e logística de trabalho, o subsecretário Marcelo Martins sugeriu que fosse efetivada uma comitiva a fim de visitar a cidade de Arinos, onde já funciona, a fim de copiar o seu modelo.

A idéia é conhecer de perto a CONVALES, que tem sede em Arinos e já possui o serviço. O presidente do Consórcio, Juracy Jácome autorizou a visita de uma comitiva do Consórcio UNIÃO DA SERRA GERALpara um intercâmbio de experiências. Esta visita deverá ser realizada já no início deste mês de dezembro.

Mais uma vez foi debatida a criação e implantação de um consórcio público específico para atuar na área de saúde da região da Serra Geral de Minas. Os procedimentos legais já estão sendo providenciados e uma reunião foi agendada para o próximo dia 4 de dezembro, com a presença do Ministério Público para a homologação do mesmo e, conseqüente início dos trabalhos.

Estiveram participando da Assembleia, os prefeitos, Carlos Isaildon Mendes, de Janaúba; Eujácio Rodrigues, de Pai Pedro; Elpídio Ribeiro Neto, de Serranópolis de Minas; Wilton Leite Madureira, de Verdelândia; Juracy Fagundes Jácome, prefeito de Nova Porteirinha e presidente dos dois Consórcios. Também se fizeram presentes assessores das citadas prefeituras e alguns secretários municipais de saúde, além do corpo técnico dos Consórcios UNIÃO DA SERRA GERAL e UNIÃOGERAL. O prefeito de Porteirinha, Silvaney Batista chegou ao final da reunião e pôde expressar suas posições sobre o que foi debatido naquela assembléia junto ao presidente Juracy Jácome.