JANAÚBA — Uma administração pautada na seriedade e zêlo pela coisa pública tem sido a tônica da atual gestão do Consórcio União da Serra Geral (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Região da Serra Geral de Minas), através da administração do prefeito de Nova Porteirinha, Juracy Fagundes Jácome, que também preside o Consórcio UniãoGeral.

Centavo por centavo sendo aplicado e ainda tendo a sobra de recurso. Esse foi o resultado da atual gestão do Consórcio União da Serra Geral diante da implantação das Feiras Livres da Agricultura Familiar na região. O investimento inicial foi de R$ 425 mil, que serviram para adquirir 256 kits completos, contendo barracas, balança de precisão, lixeira e caixas plásticas para o armazenamento e transporte dos produtos, numa primeira etapa. Deste total, ocorreu uma sobra que agora culminou na aquisição de outros 114 kits completos.

Na primeira etapa, cada município beneficiado, 14 ao todo, recebeu cada um 18 kits. Agora, nesta segunda fase do projeto, receberão mais oito kits cada.

Com as barracas recebidas do Consórcio, os municípios colocaram em prática o funcionamento das suas feiras de agricultura familiar, que se transformou num grande sucesso entre os moradores. Não bastasse a grande geração de emprego e renda, as referidas feiras ainda servem para proporcionar lazer e entretenimento aos moradores, uma vez que a maioria dos prefeitos realizam eventos paralelos, como apresentações musicais, entre outras atividades, visando dinamizar a participação popular nas feiras. Isso resulta em mais vendas para os produtores que saem satisfeitos com o resultado financeiro de suas comercializações e a população feliz com os eventos.

“Estamos aplicando cada centavo recebido para este projeto em favor do fortalecimento da agricultura familiar”, explicou Juracy Fagundes, salientando que “fico cada vez mais encantado com projetos como estes, até certo ponto simples, mas de longo alcance social, unindo as pessoas da zona rural com a zona urbana dos municípios”, declarou o presidente do Consórcio União da Serra Geral.

PROJETO – Idealizado pelo colegiado do Território da Serra Geral, que engloba, dezenas de órgãos, o projeto das feiras livres foi priorizado em 2013, quando em 2014 ele foi elaborado. Porém, de 2014 a 2016 o mesmo ficou paralisado devido ao atraso do repasse via governo federal para dar andamento ao mesmo. No final de 2016, atendendo uma demanda do Consórcio União da Serra Geral, o deputado federal Zé Silva tomou pé da situação e sob sua intervenção conseguiu a liberação dos recursos necessários para o andamento da proposta, que no ano passado teve sua primeira etapa concluída.

Porém, com a sobra destes recursos e a devida autorização do Govreno federal, o Consórcio se empenhou e adquiriu mais 114 kits das barracas, visando a doação aos municípios para incrementar as mesmas.
Os referidos kits já se encontram a disposição das prefeituras na sede do Consórcio União da Serra geral para serem entregues.

Presidente do União da Serra Geral e prefeito de Nova Porteirinha, Juracy Jácome junto ao seu vice-prefeito Edésio e o deputado federal Zé Silva durante a Feira Livre de Nova Porteirinha
Barracas e todos os acessórios do kit já se encontram à disposição na sede do Consórcio União da Serra Geral
Feira Livre em Matias Cardoso já é sucesso absoluto