JANAÚBA (Fernando Lucas) — Mais um importante passo rumo a regularização dos SIM (Sistema de Inspeção Municipal) está sendo dado pelo Consórcio União da Serra Geral (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Integrado da Região da Serra Geral).
Seguindo determinação do presidente Juracy Fagundes Jácome, também prefeito de Nova Porteirinha, o Consórcio vem se estruturando a cada dia visando prestar assessoria aos municípios nesta implantação.

Diante disso, uma reunião foi realizada na semana passada, reunindo Ministério Público, Sebrae/MG, IMA, e Procon/MG, para debater a regularização dos SIM e a implantação do Sistema de Inspeção Sanitária Consorciado. Nesta reunião, que contou com a presença do presidente do União da Serra Geral, Juracy Jácome ficaram definidas a realização de uma reunião com a direção geral do IMA, em Belo Horizonte, no próximo 16 de maio, para ajustar a proposta de convênio com o Consórcio União da Serra Geral para o dimensionamento de área de livre comércio.

Também a realização da primeira, de uma série de 15, Audiência Pública sobre o tema em Porteirinha, com participação da sociedade em geral. Todos os outros municípios que compõem a região da Serra Geral realizarão as suas audiências públicas, no espaço de tempo compreendido até o final do mês de junho.

Já nesta quinta-feira, dia 02 de maio aconteceu, em Porteirinha, outra importante reunião. O objetivo foi o de definir planos e estratégias para implantação do serviço de Inspeção Municipal Consorciado (SIM/SUASA), o qual será responsável por estabelecer base legal para que produtos de origem agropecuária como queijos, doces, conservas, carnes e outros saiam da clandestinidade e sejam certificados, podendo assim, ganhar o mercado intermunicipal, interestadual e até internacional.

“Com isso, a expectativa é de que os produtores de queijo artesanal possam ganhar novos mercados e conquistar a tão sonhada regularização da produção, esperança que move todos que trabalham na área e que lutam pelo desenvolvimento econômico da região”, disse otimista o prefeito de Porteirinha, Silvanei Batista, que se fez presente ao encontro realizado na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Porteirinha.

O presidente do Consórcio União da Serra Geral, Juracy Fagundes Jácome está estruturando o setor para apoiar os município, já tendo disponibilizado a estrutura do Consórcio para abrigar o setor regional, adquirido um veículo zero quilômetros com recursos próprios e contratado um profissional especializado para cuidar dos trâmites visando esta regularização. “Sabemos da importância deste serviço para toda a região e, o Consórcio está se empenhando ao máximo para agilizar a implantação desta ferramenta de apoio aos municípios”, disse ele.

O QUE É O SIM? — É o serviço municipal responsável por inspecionar e fomentar estabelecimentos que industrializam produtos de origem animal nas suas mais variadas formas (carne e seus derivados, pescados e derivados, ovos e derivados, leite e derivados, produtos das abelhas e derivados). Ligado à Secretaria ou Departamento de Agricultura de cada município, é regulamentado por leis, decretos, portarias, resoluções, instruções normativas e outros.

O SIMC – SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL CONSORCIADO — Será implementado pelo Consórcio União da Serra Geral com a finalidade de desenvolver as agroindústrias de pequeno/médio portes nos municípios consorciados que aderirem a este projeto.
O trabalho será voltado para o desenvolvimento econômico regional sustentável na forma de gestão associada aos municípios, para o desenvolvimento de políticas públicas comuns aos entes federados.

Presidente Juracy Jácome reunido com representantes do MP e Procon/MG, IMA e Sebrae/MG
Reunião realizada na manhã desta quinta-feira, dia 2, em Porteirinha

Oportunidade para as agroindústrias sairem da informalidade; Necessidade do selo para a comercialização nos municípios; Fomento da agroindústria de pequeno porte; Possibilidade de crescimento das agroindústrias e criação de empregos.