São 10 anos de ações voltadas para o desenvolvimento desta parte do Estado.

Criado em cinco de novembro de 2009, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável, ou simplesmente União da Serra Geral, iniciou suas atividades com a finalidade de cuidar dos aterros sanitários das cidades que compõem a região da Serra Geral de Minas.

Porém, através de visão ampla, seus dirigentes ao longo dos anos foram avaliando melhor as realidades de cada cidade e hoje o Consórcio é multifinalitário.

O que isso quer dizer? Quer dizer que agora ele atua nas mais diversas áreas em busca de desenvolver a região, não somente na questão sanitária.

Através do União da Serra Geral já foram desencadeadas diversas ações. E, destas, podemos destacar a implantação de cisternas em centenas de propriedades rurais com o objetivo de captar água da chuva para ser utilizada, além do consumo humano, nas lavouras e atividades rurais.

Mais recentemente foi através do Consórcio União da Serra Geral que os municípios da região implantaram as suas feiras para os produtores familiares comercializarem seus produtos. Doando as barracas, caixas plásticas, balança de precisão e dando todo o suporte aos municípios em sua implantação.

Também, através do Consórcio União da Serra Geral, a região está quebrando barreiras na questão de produção e comercialização de produtos in natura, como por exemplo o queijo artesanal.

Atualmente presidido pelo prefeito de Pai Pedro, Eujácio Rodrigues, o Consórcio União da Serra Geral está prestes a entregar à região uma usina de resíduos sólidos (reciclagem e compostagem do lixo), fazendo com que cada cidade possa cuidar, de maneira adequada e ecologicamente viável, transformando o lixo em renda e energia para suas comunidades.

Isso se dará através de uma Parceria Público Privada, as PPP`s, que inclusive já está em fase de licitação.

E não pára por aí, uma equipe altamente capacitada trabalha incansalvelmente para colocar em prática projetos que ajudem os municípios a se desenvolverem.