JAÍBA

A região onde hoje se assenta o município era chamada de Mata do Jaíba. A Colônia, ou o projeto de Colonização, teve seu início em 1949, quando ocorreram os primeiros assentamentos de colonos na região de Gado Bravo, na margem esquerda do Rio Verde Grande. Nessa ocasião foi lançado o Projeto Jaíba, projeto de irrigação, localizado no município de Jaíba, com água captada do Rio São Francisco, em sua margem direita. No período de 1967 a 1976 houve grande avanço nas atividades econômicas do Projeto, que ocasionou o surgimento do Povoado de Novo Horizonte, na margem direita do Rio Verde Grande, município de Monte Azul.

O povoado cresceu rapidamente e foi transformado em distrito, através da Lei nº 6.769, de 13 de maio de 1976, com o nome de Otinolândia. Em setembro de 1991 foi criado o Distrito de Jaibênia. A Lei nº 10.704 criou o município de Jaíba.

 

Fonte: IBGE Cidades

 

—————————————————————————————————————————————————————————————————-

DIA 16/06 HOUVE UMA REUNIÃO COM O PROCURADOR GERAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DR. JARBAS SOARES NA SEDE DA ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA ÁREA MINEIRA DE SAÚDE (AMAMS) EM MONTES CLAROS, ESTEVE PRESENTE O PRESIDENTE DO CONSÓRCIO UNIÃO DA SERRA GERAL REGINALDO SILVA JUNTO A VÁRIOS PREFEITOS.

 

 

 

O Presidente do Consórcio União da Serra Geral, Prefeito Reginaldo Silva, esteve em reunião na sexta-feira, dia 16/06, junto ao Procurador Geral do Ministério Público do Estado de Minas Gerais Dr. Jarbas Soares e o Presidente da AMAMS Prefeito Nilson de Padre Carvalho, na sede da AMAMS em Montes Claros, no qual foi apresentado o Projeto de Instalação de Câmeras de Vídeo Monitoramento, para atendimento de todos os 15 municípios que compõem a Serra Geral, em parceria com a Polícia Militar que está elaborando o Projeto, no valor de 3,9 milhões de reais e buscando maior segurança para as cidades consorciadas. O Ten. Cel. Wellington, comandante do Batalhão da Serra Geral representou a Polícia Militar e é um dos entusiastas deste projeto.

Outra pauta oficializada pelo Consórcio junto ao Procurador, foi a construção de uma unidade Central de Abastecimento (CEASA), para toda Serra Geral, onde produtores terão a oportunidade de comercializar os seus produtos com qualidade e menor custo, beneficiando a produtores e consumidores, no valor de 10 milhões de reais. Estão envolvidos na construção desta importante demanda, o Consórcio União da Serra Geral, Unimontes, Sebrae, Emater, UFVJM, Acijan, Sindicatos Rurais e Sociedade Civil Organizada. O Projeto da obra está sendo elaborado pelo Consórcio e será apresentado em julho. Participaram do evento Reginaldo Silva, Prefeito de Jaíba e Presidente do Consórcio, a Prefeita de Nova Porteirinha Regina, Secretária de Planejamento do Consórcio, Jarbas de Verdelândia, Milton de Espinosa e o Vice-Prefeito de Nova Porteirinha, Sr. Raul. O objetivo é a busca por soluções através da unificação das demandas com soluções definitivas e concretas que desenvolva a todos os municípios.