NOVA PORTEIRINHA

Nova Porteirinha é a rainha fecunda de um reino: o Vale do Gorutuba. Terras férteis, topografia e condições climáticas favoráveis e o potencial do Rio Gorutuba foram condições determinantes para a implantação do Projeto Irrigado do Gorutuba, pelo Governo Federal.
A margem direita do Rio Gorutuba, nessa região, era habitada por pequenos produtores rurais. A proximidade com a cidade de Janaúba facilitava um pouco a vida desses moradores, pois ali já existiam médicos, casas comerciais, os trens da Rede Ferroviária Federal e a estrada, que já passava por aqui, ligando a região ao centro sul da Bahia, para o norte, e a Montes Claros, Belo Horizonte e ao sul do País, na direção sul.
Mas o grande impulso para o aumento da população foi primeiro a Construção da Barragem do Bico da Pedra, 5 km acima do local onde hoje está a sede do município, inaugurada em março de 1979, e depois a implantação do Perímetro Irrigado do Gorutuba, localizado na margem direita do rio, ocupando parte significativa de sua área e que desempenha papel de suma importância no desenvolvimento não só do município, mas de toda a região. Ali são produzidas diversas variedades de frutas, com predominância da banana, que representa mais de 90% das quantidades e valores produzidos, limão, maracujá, manga, uva, e muitas outras, além de grande quantidade de grãos, como feijão, sorgo e outros.
A área onde está a sede municipal fazia parte da Fazenda Gameleira, de propriedade do senhor Bertolino José Serafim, que juntamente com seus filhos e genros Geraldo Dias dos Santos e Domingos Pereira dos Santos deram início à povoação. Além desses, devem ser lembrados também como pioneiros dona Eva Rodrigues de Souza, dona Venância dos Santos Lima, professora e filha de Bertolino, Manoel Pereira da Silva e outros.

O núcleo cresceu e, por força da Lei Estadual nº 8.285, de 08 de outubro de 1982, foi criado o distrito de Nova Porteirinha, pertencendo ao município de Porteirinha. O distrito foi instalado em 05 de março de 1983.
A emancipação política ocorreu através da Lei nº 12.030, de 21 de dezembro de 1995, que criou o município de Nova Porteirinha, com área desmembrada do município de Porteirinha.

 

Fonte: IBGE Cidades