O Workshop de Educação Ambiental Empreendedora realizado pelo Consórcio União da Serra Geral em parceria com o SEBRAE Minas é uma iniciativa que visa promover a conscientização e a capacitação de empreendedores e comunidades locais sobre questões ambientais e práticas sustentáveis nos negócios e na vida cotidiana. Será realizado nas cidades de Jaíba (07), Porteirinha (08) e Espinosa (09). Com foco no público-alvo composto por professores, supervisores, diretores e parceiros do Consórcio União da Serra Geral e SEBRAE Minas. Este evento busca capacitar os participantes a se tornarem agentes de mudança ambiental positiva, ao mesmo tempo em que exploram oportunidades de negócios sustentáveis. A Educação Ambiental é uma ferramenta crucial para conscientizar as pessoas sobre a importância da conservação do meio ambiente e promover práticas sustentáveis. Nesse workshop, os participantes aprenderam sobre questões ambientais locais, como a biodiversidade da região, os desafios enfrentados pelo ecossistema da Serra Geral e as formas de mitigar impactos ambientais por meio de empreendedorismo sustentável.

O evento também inclui, palestras informativas, discussões em grupo e exemplos de empreendimentos bem-sucedidos que adotam práticas ambientais responsáveis. Isso pode inspirar os participantes a explorar oportunidades de negócios que beneficiem tanto a economia local quanto o meio ambiente.

PROGRAMAÇÃO:

No dia 7 de agosto, o workshop será realizado na Câmara Municipal de Jaíba e contará com a presença de educadores das cidades de Verdelândia e Matias Cardoso. As inscrições devem ser feitas pelo site Sympla.

Já no dia seguinte, 8 de agosto, as atividades serão realizadas em Porteirinha, na Câmara Municipal. Atendendo profissionais das cidades de Janaúba, Pai Pedro, Serranópolis de Minas, Riacho dos Machados e Nova Porteirinha. As inscrições devem ser feitas pelo site Sympla.

No último dia, 9 de agosto, será a vez do município de Espinosa a receber a capacitação, que acontecerá no auditório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG). A ação será voltada para educadores das cidades de Gameleiras, Catuti, Mato Verde, Monte Azul e Mamonas, além de Espinosa. As inscrições devem ser feitas pelo site Sympla.

CRONOGRAMA :

JAÍBA                                PORTEIRINHA                           ESPINOSA