Nesta quinta-feira (17), o Consórcio UNIÃO DA SERRA GERAL, em parceria com a EMATER-MG, SEBRAE, IMA e VISA, promoveu o 1º Seminário Regional com tema “Integração e Sustentabilidade na Serra Geral de Minas”. O evento ocorreu durante o dia no Espaço 4.0 da FAVAG, em Nova Porteirinha.

Na oportunidade, representantes de prefeituras da região se fizeram presentes, também lá estavam técnicos da EMATER, do IMA, do SEBRAE e da Vigilância Sanitária.

O objetivo principal do Seminário foi o de entender e discutir formas de sustentabilidade e integração entre o público presente, buscando formalizar o início de parcerias entre os Órgãos participantes e Prefeituras, formando uma espécie de teia de produtividade a fim de gerar melhores trabalhos para a microrregião.

Abrindo os trabalhos naquela manhã, a Extencionista da EMATER-MG de Janaúba, Esmeralda Marques, deu as boas vindas a todos, explanou sobre a necessidade da realização do evento e seus objetivos. Após, convidou os Seminaristas para que se fizessem presentes à mesa de honra.

Em seguimento, foram explanados os assuntos do Seminário, como: Vigilância em Saúde em Minas Gerais, por Walcir Mendes, Coordenador da VISA na Região; Inspeção de Produtos de Origem Animal, por Nadson Lopes, Coordenador do IMA regional; Integração Interinstitucional, por Jadilson, Gerente Regional do SEBRAE; Sustentabilidade, por Horácio Cristo, Superintendente do Consórcio UNIÃO DA SERRA GERAL; e um Diagnóstico de Bloco, por Esmeralda Marques, Extencionista da EMATER-MG.

Após as explanações, foi realizada uma dinâmica, uma roda de debates, onde o Superintendente do Consórcio, Horácio Cristo, trouxe à tona o tema do Seminário, reunindo as equipes para promover uma integração e a discussão de temas que formam a sustentabilidade social. Ficou evidenciado durante a dinâmica que é relevante que os órgãos estabeleçam planos de ações, identificando e mapeando as dificuldades e as necessidades para que a integração e sustentabilidade seja evidenciada e colocada em ação.

Por fim, a Extencionista da EMATER, Esmeralda Marques, promoveu um diagnóstico de bloco, trazendo os principais pontos debatidos no Seminário, gerando reflexões que foram importantes para demandar encaminhamentos e conseguir alcançar o objetivo do Evento.