Nos dias 10 e 11 de outubro aconteceu, nas dependências da Favag, cidade de Nova Porteirinha/MG, o Evento “Conexão Portal na Prática”. Tratou-se de uma parceria entre o Consórcio União da Serra Geral, o Portal de Compras Públicas e o Escritório de Advocacia Jacoby Fernandes & Reolon, para oferecer aos servidores dos municípios consorciados uma imersão de qualidade acerca da regulamentação da Lei nº 14.133/21, Nova Lei de Licitações.

O primeiro dia de evento contou com a participação da Prefeita de Nova Porteirinha Regina Freitas, representando o Consórcio União da Serra Geral, que desejou boas vindas a todos os presentes e explanou acerca da importância das licitações realizadas dentro da legalidade em uma administração pública transparente e eficiente. Em seguida fez uso da palavra o Superintendente do Consórcio Horácio Cristo, que apresentou brevemente os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pela entidade, bem como os servidores que estavam presentes. Por fim, o Procurador Jurídico Dr. Custódio Adriani ressaltou a importância de capacitar os servidores, para que estejam preparados para enfrentar os desafios de colocar em prática a nova lei.

O dia seguiu com palestras online e presenciais, com robusto conteúdo acerca do tema. No segundo dia houve uma imersão na prática, onde os participantes foram levados para o laboratório de informática e fizeram um Pregão Eletrônico e uma Dispensa Eletrônica em tempo real, através do Sistema do Portal de Compras Públicas. O curso foi exitoso e extensamente elogiado por todos os participantes.