Monte Azul

Monte Azul, apesar do clima e vegetação serem de transição entre os pertencentes ao Cerrado e Caatinga, é um município com muitas cachoeiras, cercadas de belíssimas serras, onde o turista pode usufruir das belezas naturais monte-azulenses é conseguido através dos acessos por estradas de terra e de “guias”, que seriam os próprios moradores da região.

Há prédios históricos como o a Prefeitura Municipal e o do Mercado Municipal. Além disso, no Centro Cultural podem ser encontradas várias obras de artistas naturais de Monte Azul. Tradicionalmente, são realizados alguns eventos no Parque de Exposições, e o réveillon, atraindo grande parte da população regional.

História

A história de Monte Azul é fortemente marcada pela influência do Coronel Levi. A área do município já abrangeu outras pequenas cidades vizinhas, como Gameleiras e Mato Verde.

No último quartel do século XVIII, Dona Maria Rosária Pereira da Rocha, adquiriu ao Conde da Ponte, as terras de Boa Vista do Tremedal e São João do Pernambuco, doando uma gleba de terras para a construção de uma capela em honra à Senhora das Graças, em torno dessa capela formou-se o arraial de Boa Vista do Tremedal, que posteriormente viria a se chamar Monte Azul, no Estado de Minas Gerais.