JANAÚBA

Janaúba, nome de origem indígena, significa planta leitosa, também conhecida como Algodão de Seda.
A história do município e de seu desenvolvimento está intrinsecamente ligada a duas forças propulsoras que se fazem sempre presentes: a privilegiada localização geográfica e ao pioneirismo e capacidade empreendedora de seus habitantes ao longo de sucessivas gerações.
Os primeiros habitantes foram um povo cafuzo ou caboré, mescla de índios tapuias e quilombos.
Orgulha-se a cidade de filhos ilustres do passado, como Francisco Barbosa, que por volta de 1872 chegava à região com esposa e filhos, fundando fazenda na terra de Caatinga Velha, levantando casa ao lado de frondosa gameleira, que deu nome à povoação.
Mais tarde vieram Antunino Antunes da Silva (Antônio Catulé), Américo Soares de Oliveira, Jacinto Mendes, Santos Mendes e Mozart Mendes Martins, que muito contribuíram para a formação e o progresso de Janaúba, estabelecendo-se nas imediações.
Por iniciativa de Antunino Antunes da Silva (Antônio Catulé) foi levantada em 1939 a Capela do Senhor Bom Jesus. Com a chegada da Estrada de Ferro Central do Brasil, em 1943, veio a família de Maurício de Azevedo e Moisés Bento Lacerda.

Distrito criado com a denominação de Janaúba pela Lei Estadual n.º 1.058, de 31 de dezembro de 1943, subordinado ao município de Francisco Sá. No quadro fixado para vigorar no período de 1939 a 1943 o distrito de Janaúba figura no município de Francisco Sá. Elevado à categoria de município com a denominação de Janaúba pela Lei n.º 336, de 27 de dezembro de 1948, sendo desmembrado de Francisco Sá.

 

Fonte: IBGE Cidades