Os primeiros moradores da região onde hoje se localiza o município vieram, segundo pode-se apurar, a partir da expansão das populações de Espinosa e Monte Azul, que se localizavam em pontos mais favoráveis, às margens da estrada que ligava (e liga, ainda hoje) o centro da região nordeste ao sul do país.
Em razão de possuir solo fértil e propício ao desenvolvimento da agricultura, a região começou a atrair diversos desbravadores, que para cá vinham para dedicar-se à lavoura, principalmente de milho, que se adaptou muito bem às condições de solo e clima.
Com o passar dos anos, foi-se formando pequena aglomeração de moradias à margem esquerda do pequeno riacho que desce da serra próxima. O mais conhecido dos moradores era um certo senhor Damião, que estabeleceu fazenda de plantação de milho e algodão, e de criação de gado bovino e porcos.
Construiu-se então uma pequena capela, consagrada a Santo Antônio, que assim ficou sendo o padroeiro da comunidade local.
O distrito foi criado pela Lei nº 2.911, de 25 de setembro de 1882, com o nome de Santo Antônio de Mamonas, pertencendo ao município de Boa Vista do Tremedal, atual Monte Azul. Através da Lei Estadual nº 843, de 07 de setembro de 1923, foi criado o município de Espinosa e Santo Antônio de Mamonas passou a integrá-lo, com o nome simplificado para Mamonas. Em 27 de abril de 1992, através da Lei Estadual nº 10.704, foi criado o município, com território desmembrado do de Espinosa.
Fonte: IBGE Cidades