Na última quinta-feira, dia 17 de novembro, foi inaugurado o Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) da cidade de Matias Cardoso, com o apoio e instrução técnica da Equipe do Serviço de Inspeção do Consórcio União da Serra Geral. A inauguração do serviço será de grande valia para regularização do trabalho de pequenas empresas que comercializam produtos de origem animal, podendo ter a possibilidade de expansão do público alvo de consumo dos seus produtos.

Entre os presentes na cerimônia estavam o Prefeito Maurélio Santos, o Secretário de Agricultura Magno Rodrigues, o Coordenador do S.I.M. de Matias Cardoso Paulo Henrique Reis, o produtor Mauro Evangelista e as servidoras do Consórcio União da Serra Geral: Rita de Cássia, Coordenadora do S.I.M. do Consórcio União da Serra Geral; Dayane Souza, Assessora Técnica e Maísa Freitas, Assessora de Imprensa e Comunicação.

O Prefeito Maurélio Santos destacou a satisfação de, em sua gestão, poder entregar esses serviços que vão beneficiar todos os cidadãos e cidadãs do município. Para o Prefeito, Matias, que vive hoje em uma fase de pleno progresso e transformação, só tem a ganhar com a chegada desse órgão.

Serviço implantado junto ao Consórcio União da Serra Geral, o S.I.M. promove a segurança alimentar e, principalmente, a qualidade sanitária dos produtos alimentícios que são produzidos no município. Segundo Rita de Cássia, com o registro dos seus produtos no serviço, os agricultores garantem um melhor valor de venda dos alimentos, conseguem expandir suas vendas e se tornam aptos a participarem de políticas públicas, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Inicialmente, o selo do S.I.M. vai regularizar a comercialização dos produtos no mercado local, no entanto, “a proposta é ampliar o mercado para a venda em outros municípios e estados”, disse. O registro de n. 0001 foi concedido ao produtor Mauro Evangelista Pereira, classificado como Unidade de Beneficiamento de Produtos de Abelhas.