Segundo a tradição foi Maria Rosária, amante do explorador Spinosa quem primeiro se fixou às margens do Rio Tremendal, por volta do segundo quartel do século XIX. João Carlos de Oliveira e o Coronel Manoel José da Silva prestaram-lhe, posteriormente, colaboração no levantamento do povoado de Boa Vista do Tremendal.
O território da comunidade ficou definido com a doação, feita pelo alferes Joaquim Teixeira da Silva, das terras compreendidas entre o Rio Tremendal e o local chamado Pau do Morcêgo. A doação foi feita à Paróquia de Nossa Senhora das Graças, representando assim um esforço no sentido de dar organização ao grupo ali reunido.
Distrito criado com a denominação de Boa Vista do Tremendal, por Lei Provincial nº 1593, de 30 de julho de 1868 e por Lei Estadual nº 2, de 14 de setembro de 1891, subordinado ao município de Rio do Pardo.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Boa Vista do Tremendal, pela Lei Provincial nº 2487, de 09 de novembro de 1878, desmembrado de Rio Pardo. Elevado à condição de cidade com a denominação de Boa Vista do Tremendal, pela Lei Provincial nº 3485, de 04 de outubro de 1887. Pela Lei Estadual nº 843, de 07 de setembro de 1923, o município de Boa Vista do Tremendal passou a denominar-se simplesmente Tremendal. Pelo Decreto-Lei Estadual nº 148, 17 de dezembro de 1938, o município de Tremendal passou a denominar-se Monte Azul.
Fonte: IBGE Cidades