Serranópolis de Minas

Dentre os principais atrativos turísticos do município, destacam-se o os atrativos naturais que são muito procurados por pessoas de toda a região para a prática do Ecoturismo, de Caminhadas Ecológicas, banho de rio e cachoeira em suas águas transparentes e todo tipo de atividades de contato com a natureza. A Grande maioria destes atrativos naturais está localizada dentro de uma Unidade de Conservação.

O Parque Estadual de Serra Nova que foi criado pelo decreto s/n de 21 de outubro de 2003 com uma área de 12.658,293 e abrangia o município de Rio Pardo de Minas. Através do Decreto S/N de 29 de Dezembro de 2008 sua área foi ampliada para 49.890,6194 passando a abranger os municípios de Porteirinha, Serranópolis de Minas, Mato Verde, Riacho dos Machados e Rio Pardo de Minas.

História

A data de chegada dos primeiros povoadores é desconhecida. Sabe-se porém que a povoação teve início durante o século XIX.

Galdino Teixeira de Souza, fundador da Fazenda Conceição e por isso mesmo conhecido como “Galdino da Conceição” foi um dos mais antigos moradores da região, sendo considerado como um dos fundadores do Povoado de Nossa Senhora do Jatobá, que depois veio a se transformar no Distrito de Jatobá. Além de Galdino, chegaram ao local, entre meados e final do século XIX, atraídos pelas terras férteis e pela água do Rio Mosquito, que era abundante, outros pioneiros, como Ananias José Alves, Antônio dos Santos e Oscar Antunes, oriundos de Jacaraci e Condeúba, na Bahia, que vieram a ser, no início do século XX, os principais representantes políticos da região.

Prefeito: Elpidio Ribeiro Neto