PAI PEDRO

A ocupação da área do município foi se dando, ao longo do tempo, a partir da ocupação gradativa de áreas de terras por produtores rurais vindos de Porteirinha e de outras comunas da região. As terras eram férteis e podiam ser ocupadas sem nenhum gasto, já que toda aquela grande área era praticamente desabitada. Bastava chegar e ocupar. Assim foram chegando os pioneiros, que iam estabelecendo suas fazendas para a criação de gado.
Com relação ao local onde se ergue a sede municipal, existem dois fatores preponderantes para que a povoação se desse naquele local: a existência do Rio Serra Branca, que passa por ali e fornece a água, e a chegada da estrada de ferro, com a inauguração da estação naquele local, ocorrida em 10 de setembro de 1947.
O nome Pai Pedro surgiu, conforme a história, pois no leito do Rio Serra Branca, existia um poço muito fundo, onde o pessoal costumava tomar banho. Neste local morreu afogado o vaqueiro de nome Pedro, e , após a sua morte, as pessoas que transitavam pelas margens do referido, encontravam sempre com o filho do vaqueiro falecido, e quando indagavam para onde este ia, ele sempre respondia ″Vou visitar meu pai Pedro″, daí surgiu o nome Pai Pedro, que se referia ao vaqueiro falecido no poço.
Por volta de 1944 iniciava a construção da Empresa Ferroviária Central do Brasil — EFCB, concluída em 1946, sendo os primeiros moradores da localidade os Senhores Manoel Pereira de Brito (Manoelzinho Menino), Militão Fernandes de Souza, Jonas Carvalho, Justino Romão Batista e Guilherme Fernandes de Souza. O Sr. Justino era comerciante e possuía a única carroça puxada por animal da localidade, e dela se utilizava para transportar mercadorias provindas do Gerais, tais como farinha, polvilho, rapadura, café, etc., para suprir seu próprio comércio.

Distrito criado com a denominação de Pai Pedro, pela Lei Estadual nº 6769, de 13 de maio de 1976, subordinado ao município de Porteirinha. Elevado à categoria de município com a denominação de Pai Pedro, pela Lei Estadual nº 12030, de 21 de dezembro de 1995, desmembrado de Porteirinha.

Fonte: IBGE Cidades